sexta-feira, 31 de outubro de 2008

A Professora em uma Comunidade Alemã

 
  
  
  
  


Os desafios enfrentados por uma professora em uma comunidade Alemã, em Rio Forquilhas, São Pedro de Alcântara - SC, norteia o enredo do vídeo de Irene Reis da Silva. “A Professora em uma Comunidade Alemã”, é o relato de um recorte na vida da diretora. Aos 18 anos, com uma filha de quatro meses, encarou o desafio de lecionar em uma escola com crianças alemãs. Ela teria a difícil tarefa de ensinar português para estudantes que só conheciam o dialeto alemão.

Segundo a diretora, a intenção é mostrar as dificuldades enfrentadas, principalmente pelos alunos, que só aprendiam o português quando começavam a estudar na escola. Ela conta que, na época, a distância de 17km era percorrida com dificuldade pela falta de transporte, e justamente por isso os alunos só estudavam até a 4ª série. Alguns, quando chegavam ao final do ano, baixavam o rendimento para serem reprovados e permanecerem na escola.

Para Irene, a comunidade alemã integrada por 600 pessoas é um pedacinho do Brasil. “Ali, encontramos um dialeto diferente, alimentação, características bem marcantes. Acho que consegui mostrar isso com o vídeo”, explica a diretora.
Para gravar a ficção, a professora contou com a ajuda da comunidade. O primeiro local que buscou ajuda foi na escola “Reunida de Santa Filomena”. “Não foi difícil conseguir voluntários ali”, lembra.
Sua filha, Joyce da Silva, 21 anos, interpretou a professora. Os demais participantes foram alguns alunos e o casal Zimermann, que falou sobre o tempo de convivência com a professora. De acordo com a diretora, não foi difícil mobilizar a cidade, todos queriam participar. Agora, quem participou das gravações está curioso para conhecer o resultado.
Apesar do envolvimento da cidade um dos atores voluntários teve que ser substituído na última hora. O pai do rapaz não permitiu a participação dele no vídeo. A diretora destaca a participação de Liane Castilhos, outra selecionada pelo Revelando os Brasis ano III, no seu vídeo. Liane trabalhou como assistente e fotógrafa.
Depois das gravações Irene considerou a experiência maravilhosa. “Foi cansativo, mas incrível. Minha idéia era mostrar esse pedacinho do Brasil que precisava ser revelado e acho que consegui”, explica.

Fotos: Arquivo Revelando os Brasis

2 comentários:

Irene Rios disse...

Apesar de toda atenção que recebia por parte de Seu Saturnino, de Dona Rosalina e dos alunos, os oito meses que trabalhei na comunidade foram difíceis, sentia muita saudade de casa, principalmente de meu bebê. Porém, depois de 21 anos, fiz igual a ostra: TRANSFORMEI MEU SOFRIMENTO EM UMA PÉROLA! Através do projeto Revelando os Brasis tive a oportunidade de ser roteirista, produtora e diretora do curta-metragem A PROFESSORA EM UMA COMUNIDADE ALEMÃ.

A vida é cheia de possibilidade... Vamos aproveitá-las!
Abraços!
Irene Rios

shirley_apires@ig.com.br disse...

E que pérola. Adorei seu trabalho ou melhor seus trabalhos (de professora, de roteirista... ) ótimo seu texto
Parabéns a você e a sua filha.
Felizmente sintonizei, por acaso, o canal no início da sua intrevista.

Coisas assim fazem bem a alma da gente.

Sucesso!

Shirley

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License