sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Uma vida dedicada à cultura











“O Baque da Zabumba Centenária Contra o Tic-Tac do Tempo”, documentário de Genaldo de Souza Barros, de Iati (PE), conta a história de Manoel Leite Sobrinho, também conhecido com Mané Rita. O vídeo já foi inteiramente gravado e editado.

Personagem querido na cidade, Mane Rita destacou-se pela dedicação ao movimento cultural das bandas de pífano na comunidade. Há cerca de 80 anos, ele criou a Banda de Pífanos Zabumba de Mané Rita.

O músico viveu até os 104 anos, tendo falecido pouco tempo antes das gravações, no dia 23 de julho de 2008. Mas, até 2007, Mané Rita ainda fazia algumas participações junto com a sua banda, tocando zabumba. Atualmente, cinco integrantes dão seqüência ao trabalho iniciado por ele: José Rita (filho de Mané Rita), 73 anos; Manoel Gonçalves, 70; Nêgo Rita, 69; Pedro Pereira, 65; e Manoel Titino, 62. Dado curioso: as pessoas costumam viver muito na cidade, que tem 17 mil habitantes. Atualmente, há cinco habitantes com mais de 100 anos. A população de idosos é grande.

O documentário vai mostrar essa história de dedicação à cultura nordestina. O vídeo apresenta a visão da família, dos músicos e de amigos do tocador. Também serão mostrados trechos de uma gravação feita no início de 2008 pelo diretor, em que o zabumbeiro toca algumas músicas com sua banda.

Genaldo pretende exibir imagens do velório e do enterro do músico. Para ilustrar a participação da banda no encerramento das novenas, foi preciso montar uma estrutura, tal qual a realizada nos meses de janeiro, quando de fato acontecem as quermesses. Cerca de 100 pessoas participaram dessa parte da gravação.

O diretor ressalta ainda o interesse do público mais jovem pelo audiovisual. Segundo ele, muitas crianças quiseram conhecer mais o processo de gravação. Um outro grupo também se interessou pela fotografia. O interesse foi tanto que ele pretende organizar oficinas de filmagem e fotografia para o público interessado.

5 comentários:

1401843 disse...

Putzzzzzzzzzzz!!!! Estou tao feliz em receber noticias. é bom demais saber q estao sendo finalizado os videos. Imagino o qt tem sido dificil, mas será recompensando com o resultado. Genaldo, foi bom demais reencontrar com vc em Venturosa. Q relato maravilhoso este seu. PARABENSSSSSSSSSS

Beijos e fortes abraços solidários unidos a muita saudade e forças
Ratao Diniz

Anônimo disse...

Parabéns à iniciativa do Genaldo.
Quando trabalhávamos juntos, ele sempre falava da sua Iati. Falava da Novena da Banda de Pífanos.
Agora, com o documentário, Genaldo eterniza a alma de um povo através das suas tradições emanadas das mais profundas entranhas populares.

Dakson Pereira

Anônimo disse...

Parabéns ao Genaldo pela trabalho que visa a preservação e valorização da cultura de sua terra Iati-PE. Que este seja apenas o começo dos muitos trabalhos que com certeza virão. A identidade de um povo se mantém através da preservação de sua cultura.

Um Grande Abraço.

Dário José

Anônimo disse...

Fui colega de trabalho do Genaldo Barros, no Banco do Brasil, em Garanhuns (PE), lá pelos idos de 1978/1979. Nos tornamos tão amigos que ele e sua namorada (Fárima), além de terem "ajeitado" uma noiva para mim, acabaram se tornando nossos "padrinhos de casamento".
Desde moço, ele já demonstrava seu interesse pelo cinema.
Sou suspeito para dizer, mas desejo, sinceramente, que seu Filme seja um grande sucesso!
Parabéns Genaldo!
Genésio Carvalho - Montes Claros (MG).

Anônimo disse...

Errei na grafia. A esposa de Genaldo não é Fárima; é Fátima :-)
Genésio Carvalho.

Postar um comentário



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License